quinta-feira, 21 de julho de 2016

ENFRENTE A MENOPAUSA COM UMA BOA ALIMENTAÇÃO


Com o passar dos anos a mulher se torna madura e o corpo se prepara para o fim da fertilidade, é a chegada do climatério,—mais conhecido como menopausa. Por volta dos 50 anos, os ovários param de produzir dois hormônios importantes para o corpo: o estrógeno e a progesterona.
Vários sintomas podem caracterizar esse período: ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade, diminuição da força do cabelo e do tônus muscular, falhas de memória e diminuição do desejo sexual. Tudo isso pode fazer da menopausa uma das fases mais difíceis para a mulher nos campos emocional e físico. Mas uma dieta equilibrada e a prática de exercícios podem ajudar muito a aliviar os sintomas.
Há, ainda, mulheres que entram na menopausa sem sentir nada, especialmente aquelas que se exercitam ou que tiveram uma alimentação saudável durante a vida. Nesses casos, o próprio organismo equilibra os hormônios do corpo.
Portanto, motivos não faltam para cuidar de si mesma desde já!

Confira a seguir os alimentos que devem entrar no cardápio:
• Os níveis de estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, diminuem durante a menopausa - o que contribui para as oscilações de humor. Para evitar a depressão, a irritabilidade e a ansiedade, consuma: aveia, pão, massa e cereais integrais; banana e abacate e verduras de folhas verdes; castanha-do-pará; chocolate amargo; erva-cidreira (beba o chá ou acrescente folhas aos pratos feitos com carne e peixe); frango; inhame; lentilha; manjericão (inclua folhas em massas, pizzas e saladas); óleo de nozes e de sementes; e peixes gordos (sardinha, salmão e cavala).
• Alimentos ricos em ômega-3, fibras e lignana protegem contra doenças cardíacas, mantêm a saúde do intestino e aliviam as ondas de calor típicas da menopausa. Consuma: arroz integral; aveia; brócolis; couve-flor; linhaça (uma ou duas colheres de sopa em salada, iogurte e cereal); molho de tomate; pão de soja; repolho; e sementes de gergelim e girassol.
• O cálcio é importante para as pessoas em qualquer idade, mas torna-se fundamental durante a menopausa, já que nessa fase o risco de osteoporose aumenta bastante. Vitamina D e magnésio também são nutrientes que auxiliam o equilíbrio hormonal. Consuma: amêndoas; folhas de mostarda; leite e derivados (opte pelo desnatado ou semidesnatado); levedura de cerveja; soja; peixes, como salmão e sardinha; queijo de soja (tofu) e suco de laranja.
• Além de diminuir as ondas de calor, estes alimentos ajudam a manter uma boa lubrificação vaginal: avelãs; gema de ovo; nozes (apenas um punhado por dia); óleo de linhaça, de girassol e de milho; e sementes de abóbora e de girassol (duas colheres de sopa por dia, no máximo).
Cuidado com esses alimentos: açúcar, doces, gorduras animais, frituras, maionese, cremes, café, mate, chá-preto, refrigerantes tipo cola, guaraná em pó. A ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros devem ser evitados.
• Além disso, procure sempre praticar uma atividade física diária, como uma pequena caminhada, dança, yoga, tai-chi-chuan, hidroginástica. Mexa-se todos os dias para não deixar a energia estagnar. Pegue um pouco de sol diariamente, sem longa exposição, e consulte seu ginecologista regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário